Arquivo do blog

29 de abril de 2007

inCOMUNS Nº 06

“O CURSO MAIS ESCULHAMBADO QUE EU CONHEÇO É JORNALISMO”*
* letra de uma das músicas mais cantadas durante a ocupação da reitoria


Como se sabe, há muito tempo (entende-se 6 anos) que ouvimos promessas e prazos da administração da Uespi. Após incontáveis conversas informais, peregrinações pelo Pirajá e reuniões (des)marcadas, nós estudantes nos mobilizamos em uma assembléia geral para, antes de tudo, discutir a atual (ou antiga?) situação do curso que passa por uma fase de retrocesso.

Durante a assembléia, que contou com a participação efetiva da base estudantil, pudemos discutir e compartilhar os intermináveis problemas estruturais, e por que não pedagógicos, do curso. Pronto! Lá vamos nós, mais uma vez, deixar qualquer tipo de diálogo e promessas pra trás em nome da nossa qualidade de formação. Naquele dia, dois de abril, as portas da reitoria da Uespi estavam sendo abertas ( por nós!) para mais uma dia (e noite) de protesto. Mais um dia de indignação!

Ocupamos a reitoria, por um período de 24 horas. E como uma novela mexicana de final previsível, a Magnífica Reitora, Valéria Madeira, não nos recebeu e se ausentou da instituição sem dar nenhuma justificativa. Essa atitude apenas comprovou o que já sabíamos: falta compromisso e empenho da administração em solucionar os problemas da Uespi.

Mas, com nariz de palhaço, apitos, músicas, pinturas no rosto e alguns colchonetes, saímos do conforto de nossos lares, para dividirmos aquele pequeno espaço que se tornou grande: cinema, palco para novos cantores e picadeiro para as palhaçadas da Uespi. Entre canções "repetitivas" e paródias um tanto quanto divertidas, mas também sérias, afinal, "no bloco de jornal não ter nenhum computador.....", pudemos sentir que é com tesão que se faz movimento e que mobilização estudantil é, sim, construção coletiva. Isso mesmo! Os estudantes provaram mais uma vez, que reivindicar direitos, é parte essencial do ser universitário....

Nenhum comentário: